segunda-feira, 14 de março de 2016






Caros amigos.
O prometido é devido! Nesse sentido, a formação que no fim-de-semana recebi, sobre “Mulheres na Política”, devo dizer que foi frutífera e enriquecedora! Por isso, a partilha desses conhecimentos vai ser aqui debatida de forma clara e proveitosa. Assim, começava por lançar um tema que imagino ser de interesse geral:

“PROMOÇÕES DE FUNÇÕES NO INTERIOR DOS PARTIDOS”

Questões:

Como são as e os membros dos partidos promovidos no seu interior?
Por decisão da ou do líder do partido?
Por decisão de decisores/as ou consultores/as do partido?
Por contactos pessoais da ou do membro com a/o líder ou decisores/as do partido?
Por lealdade, ambição, dedicação?

Levanto também aqui a ponta do véu:

Os procedimentos de promoção estão descritos nos estatutos dos partidos?
Os procedimentos, tal como escritos, são aplicados de forma transparente?
Há igualdade de oportunidades para mulheres e homens para a promoção de funções dentro dos partidos?

Vamos lá! Fico à espera de respostas e questões que possam melhorar o entendimento de como se gere um partido e qual a nossa participação para melhorar o seu funcionamento…


ABRAÇO, Alcina

quarta-feira, 9 de março de 2016

"Mulheres na Política"






Caras amigas e amigos.
Sabendo que as amarras e a mordaça que ao longo dos anos foi uma constatação em prejuízo das mulheres, hoje felizmente nesta nova sociedade o mesmo já não acontece… A liberdade de expressão e a vontade da mulher seguir o caminho de opção, faz valer aquilo a que se chama igualdade de género, um facto que tem de ser respeitado e colocado em prática, acreditando que ninguém duvida de tal conquista, como sendo um “garante” para a segurança e proteção dos direitos adquiridos e equitativos para as mulheres. Todavia de nada servirá se a mulher se imiscuir e não der voz às suas ideias, aos seus saberes e à sua capacidade de intervenção no mundo que é de todos, mas muito seu!
Este fim-de-semana vou participar num curso cujo tema é “Mulheres na Política” e as minhas espectativas são elevadas… É de minha vontade posteriormente partilhar os conhecimentos que vou adquirir, desde o momento que a recetividade e o interesse de todas e todos se manifeste.
Aguardem por notícias…
Vossa amiga,

Alcina Santos Silva