quinta-feira, 5 de maio de 2016

COMUNICADO


                            COMUNICADO

No dia 27 de Abril de 2016, na Assembleia de Freguesia de Canidelo, a diretora técnica da Associação Social e Desenvolvimento Comunitário de Lavadores, no período destinado à intervenção do público, informou, com muita tristeza, o encerramento da Instituição que liderava, solicitando ajuda de todos os eleitos da Assembleia, na tentativa de algo se fazer para salvar a Associação.
Foram por ela demonstrados vários motivos que levaram ao encerramento da referida Instituição, que deixa no desemprego quatro funcionárias, assim como deixa sem assistência continuada os Idosos que estavam por ela salvaguardados.
Ficaram claros vários problemas que envolvem este encerramento, mas também ficou claro que a Instituição tinha viabilidade para continuar, desde que alguns problemas inerentes à gestão fossem resolvidos, e houvesse mais atenção por parte de algumas entidades responsáveis, tais como: Junta de Freguesia e Segurança Social.
Baseada no pedido feito, o PSD apresentou uma proposta a todos os eleitos da freguesia a saber:
  • Um estudo sobre a viabilidade e recuperação da Instituição, trazendo de volta quatro postos de trabalho assim como, e muito importante, a continuidade dos serviços domiciliários aos nossos Idosos de Canidelo.
  • Uma análise sobre o processo de encerramento, para se perceber o que correu mal, para se tentar fazer diferente, melhorando o seu funcionamento.
Atente-se que esta Instituição já conta com onze anos de existência, usufruindo de verbas do erário público, de sócios e de anónimos.
Enquanto o PSD esteve na governação da autarquia, esta Instituição manteve-se mas, lamentavelmente nestes dois últimos anos, com o PS no poder, a Instituição acabou por fechar portas. Estranha-se!
A proposta apresentada pelo PSD/CDS-PP foi a votação tendo-se registado com a CDU 9 votos a favor, 9 votos contra do PS e 1 voto de abstenção do BE. O empate deu origem ao voto de qualidade da Presidente da Mesa da Assembleia, que como Socialista votou contra. A proposta teve o resultado de “NÃO APROVADA” porque os eleitos socialistas assim o quiseram…

Tornar público esta atitude do Partido Socialista é no mínimo uma posição justa, mostrando à comunidade a falta de sensibilidade e de humanidade destes eleitos, para com um problema gravíssimo que afeta os nossos Idosos em Canidelo.

Deixamos para reflexão o seguinte:
Quem falhou neste processo?
A Junta de Freguesia que não efetuou os esforços financeiros e logísticos, deixando a Associação fechar?
A Direção da Associação por falta de competência e má gestão?
A Segurança Social que nunca contribuiu e que para passar licença de prestação de serviços domiciliários, ainda exigiu gastos?
Assim, a dúvida da não aprovação de uma “Comissão de estudo e análise” fica no ar, pois mais não parece de que alguém quer fugir às responsabilidades.
Canidelo com mais de trinta mil habitantes, não tem um Lar, não tem serviços capazes de responder às necessidades. Recorre-se a empresas do exterior para prestação de serviços domiciliários. Onde vai parar a Freguesia de Canidelo? Condenada naturalmente ao insucesso sem nunca se encontrar responsáveis, escondendo-se sempre as verdades.
O PS disse NÃO a uma proposta onde todos os eleitos deveriam dar o seu contributo na resolução dos problemas da Instituição, tentando recuperar e viabilizar o seu funcionamento.
Porque é que o PS não quis ajudar a Associação Social e Desenvolvimento Comunitário de Lavadores?
O PSD lamenta, na certeza porém fica de consciência limpa, pois tudo tentou fazer apresentando uma proposta séria, responsável e humana, na salvaguarda daqueles que mais precisam.
Canidelo, com o encerramento da Instituição ficou verdadeiramente mais pobre…   
Alcina Santos Silva
Presidente do Núcleo do PSD de Canidelo